A espera ansiosa por Orgulho e Paixão

janeiro 27, 2018



Faz dias que não consigo falar de outra coisa e meu coração chegou a acelerar quando vi que a Globo resolveu fazer uma novela com base nos livros de Jane Austen, simplesmente a minha escritora favorita (não será a primeira e nem a última vez que repetirei isso aqui, ok? hahaha). Orgulho e Paixão, a próxima novela das 6, está marcada para começar dia 20 de março de 2018 e promete, já que se trata de uma obra escrita por Marcos Bernstein e inspirada em Orgulho e Preconceito (1813), Razão e Sensibilidade (1811), Emma (1815) e Lady Susan (1871).

 Darcy e Elizabeta (Fonte: Globo)

Darcy e Elizabeta (Fonte: Globo)

Assim como os livros de Austen, a novela buscará retratar o final do século XIX e início do XX. O casal principal será Darcy (Thiago Lacerda), que terá de superar seu orgulho, e Elizabeta (Nathália Dill), uma jovem libertária com muitos sonhos na bagagem, uma ousadia natural em sua personalidade e que pode encantar ou afastar um possível pretendente.

Sendo, sincera, eu simplesmente amei a escolha! Consigo ver Thiago Lacerda conseguindo representar muito bem o nosso tão amado Darcy e acredito que Lizzie está muito bem representada pela Nathália Dill, pois, além dela ser uma atriz que admiro muito, as últimas fotos que saíram relacionadas a novela deram um gostinho de que a nossa Elizabeta promete.

 Elizabeta (Fonte: Globo)

Elizabeta (Fonte: Globo)

Há ainda outros personagens dessa obra marcante: Ofélia (Vera Holtz) e Felisberto Benedito (Tato Gabus Mendes). Assim como o Sr. e a Sra. Bennet de Orgulho e Preconceito, eles serão pais de cinco filhas (Elizabeta, Mariana, Jane, Cecília e Lídia) e terão como objetivo casá-las com bons partidos, mas tudo indica que a mãe fará muitas trapalhadas para atingir o que deseja.

 Ofélia e Felisberto (Fonte: Globo)

Ofélia e suas cinco filhas (Fonte: Globo)

Caso sigam fielmente Razão e Sensibilidade, Mariana Benedito (Chandelly Braz) terá uma personalidade espontânea e será excessivamente sensível e acabará encantando o Coronel Brandão (Malvino Salvador), um homem exigente com seus soldados, linha dura e que comandará o exército na região do fictício Vale do Café. No entanto, a jovem Mariana não irá corresponder os sentimentos do Coronel por achá-lo muito antiquado.

 Mariana (Fonte: Globo)

Coronel Brandão (Fonte: Globo)

Falando sobre a região fictícia do Vale do Café, encontrei algumas fotos de onde a novela está sendo gravada e posso dizer que fiquei encantada. O cenário fez com que eu lembrasse muito do modo como imaginei Pemberley enquanto lia Orgulho e Preconceito.






Ainda em relação às filhas do casal Benedito, Jane será interpretada por Pâmela Tomé. Ela terá uma forte ligação com Elizabeta e se apaixonará por Camilo (Maurício Destri), grande parceiro de Darcy e um rapaz romântico e educado, porém com uma fraca personalidade. Camilo também se encantará por Jane por achar que os dois têm características muito semelhantes.

Camilo (fonte: Globo)

Contudo, Darcy e a mãe de Camilo, Julieta (Gabriela Duarte), serão contra esse romance, principalmente por eles considerarem o status social. Julieta terá como rival a maior vilã da novela, Susana (Alessandra Negrini). Susana é baseada na protagonista de Lady Susan e será invejosa, esperta, dissimulada e uma péssima influência. Tentará dar o golpe do baú e infernizará a vida de Elizabeta.

Julieta (fonte: Globo)

Em relação às outras duas irmãs de Elizabeta, sabe-se que Lídia (Bruna Griphão) será a mais carente da família Benedito e devido a seu desespero pela maioridade acabará fugindo de casa com um homem mais velho. Já Cecília (Ana Júlia Dorigon), inspirada na personagem Catherine de A Abadia de Northanger (1818), encantará Rômulo (Marcos Pitombo), uma famoso playboy conhecido por suas conquistas, mas o Almirante Tibúrcio (Oscar Magrini), pai do rapaz, só aprovará a garota por achar que ela é milionária.

Rômulo (Fonte: Globo)

Outro personagem que já foi confirmado na história é Diogo Uirapuru (Bruno Gissoni), que se mostrará como inimigo de Darcy e com ar de conquistador e malandro. Ele acabará ficando interessando por Mariana e acredito que ele será como Willoughby de Razão e Sensibilidade e Wickham de Orgulho e Preconceito.

Diogo (Fonte: Globo)

Além disso, uma das protagonistas da novela será Ema Cavalcante, inspirada na obra Emma. Ela será melhor amiga e confidente de Elizabeta e a casamenteira da trama. Com um estilo refinado, será a neta do Barão de Ouro Verde (Ary Fontoura), um grande produtor de café que está a beira da falência.

Ema (Fonte: Globo)

Barão de Ouro Verde (Fonte: Globo)

O coração de Ema será disputado por dois rapazes. Um deles será o advogado Jorge (Murilo Rosa), que é gentil e discreto, mas será visto por ela apenas como um amigo e confidente. E o outro será Ernesto Princelli (Rodrigo Simas), um revolucionário que no começo da trama ainda estará encantado por Elizabeta.

Jorge (Fonte: Globo)

Ernesto (Fonte: Globo)

Confesso que não gostei muito desse personagem Ernesto e nem imagino quem ele possa estar representando das obras de Jane Austen. Espero, no entanto, que eles sigam a história original e que Ema fique com Jorge, que na obra seria o Mr. Knightley. Eu realmente gosto muito desses dois no livro!

E por último uma personagem que está confirmada na nova novela das 6 é Charlotte Williamson. Ela será a irmã caçula de Darcy e aparecerá após os primeiros três meses da trama. Estará voltando para o Brasil depois de um longo período na Inglaterra.

Ainda estou esperando que eles anunciem alguém que representará Anne e Capitão Wentworth de Persuasão, a minha história predileta de Jane Austen, mas sei que abordar todas as obras da escritora talvez prejudique a qualidade da novela, deixando-a meio superficial. Sendo sincera, eu estou com as expectativas lá em cima e quero acompanhá-la desde o início. Acredito que algumas coisas serão diferentes dos livros, pois é apenas uma releitura, mas será uma novela linda e cheia de personagens encantadores, assim como as fotografias que estão saindo nas últimas semanas.

Para quem não conhece as obras de Jane Austen e está completamente perdido em tantas referências, aqui vai um gostinho! Eu ainda não li nem assisti todas as obras, mas, por enquanto, as minhas preferidas são Orgulho e Preconceito e Persuasão. Qual a favorita de vocês?


Você Pode gostar também

11 comentários

  1. Oii!! Parabéns pelo seu post. Eu não sabia que a Globo ia lançar essa novela. Eu amo Jane Austen!!! Tem tudo pra dar super certo, pelas fotos que você divulgou aqui o elenco é super fera. Beijos

    http://www.verdadeescrita.com/como-eu-faco-pra-achar-minha-voz/

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei essa notícia!!
    Não conheço muitas obras da Jane, mas depois de ler "O Clube de Escrita da Jane Austen" fiquei MUITO empolgada para ler livros dela ♥♥

    ResponderExcluir
  3. Também estou ansiosa pela estreia. Já ouvi algumas críticas, mas prefiro ver com meus próprios olhos para formar minha opinião

    ResponderExcluir
  4. Aaaa que incrível, vai ser mais uma novela de época! Já quero ver :D
    Tenho Orgulho e Preconceito mas ainda não li, vou ler antes de começar haha
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Deborah, tudo bem? Que post mais incrível. Fiquei admirada com tantas referências que a novela fará à obra original. Acredito que o casal principal foi bem escolhido, porém todos sabemos que Mr. Darcy é sério e de poucas palavras, será que Thiago Lacerda dá conta de incorporar essa personalidade? Lindo ele já é concorda? Das obras de Jane Austen só conheço Orgulho e Preconceito, preciso ler as outras. Faz tempo que não assisto novelas mas fiquei curiosa pra ver essa. Parabéns pela indicação. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Obaaa, mais uma fã de Jane Austen! Eu li apenas três livros dela, que seriam Persuasão, Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. E Emma, apenas assisti ao filme, não cheguei a ler o livro ainda :( Mas nem preciso dizer que já tô bem ansiosa com essa novela né? Adorei o seu post e todos os comentários que fez sobre os personagens. Beijão <3

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre quis ler orgulho e preconceito mas ainda não tive a iniciativa kkkk! Queria muito poder acompanhar essa nova novela mas esse horário pra mim não da :( Porém, eu ainda quero muito ler esse livro e conhecer a autora!


    Muito legal seu post! Se não fosse ele eu não saberia sobre a novela kkkkk

    Beijo❤️

    ResponderExcluir
  9. Confesso que estou com o pé atrás com essa produção e acho que vou ignorá-la completamente pra não passar raiva. Nem sou fã da autora nem nada (não por enquanto, pois ainda não li seus livros), mas fico com agonia pensando que podem fazer algo que não seja legal misturando tudo dessa forma. E também porque enjoei das mesmas caras em todas as novelas, isso é um pouco desgastante. Fico com o pé atrás, mas ainda tem aquela mínima vontade de assistir que lá no fundo diz "vai que é bom?". Então não sei haha

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito das novelas (na maioria das vezes que passam às 18h e 20h) da Globo, acredito que ficarei encantada com essa também!! Gostei muito do seu post, bem detalhado, dá para ver o seu amor pelas obras de Jane Austen. Ainda não li nenhum livro dela, mas tenho muita curiosidade para conhecer Orgulho e Preconceito.

    ResponderExcluir
  11. Gente, me perdi todinha nos nomes diferentes. Creio eu que o Ernesto vai ser aquele personagem de Orgulho e Preconceito que quer e casar com a Elizabeth, mas ela recusa veementemente e ele acaba com a amiga solteirona dela. Lembra? Não sou de ver televisão e não acompanho novelas... mas conta pra mim depois se é bom que eu procuro pra ver! haha
    Literalize-se

    ResponderExcluir